Quantcast
Channel: Leg@l » crimes informáticos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

SEME

$
0
0
GettyImages - todos os direitos reservados

GettyImages – todos os direitos reservados

Search Engine Manipulation Effect é o significado da sigla do título. Trata-se do efeito de manipulação do mecanismo de busca da internet. Sim, você é um fantoche na mão de certas pessoas. Mas até pouco tempo isso era uma sensação. Agora é uma constatação científica.

Grande parte dos usuário da internet sabem que não se pode confiar no resultado das buscas feitas pelo Google, especialmente aquelas primeiras que saem com destaque, por se tratar de publicidade paga.

Muita gente também sabe que há um instituto denominado propaganda subliminar que muito foi debatido e muito foi proibido ao redor do mundo. Afinal, ninguém gosta da ideia de ir para um cinema e sair querendo comprar refrigerante porque escondido no enredo estão sinais que o cérebro recebe e não percebe, que geram o impulso consumista. (Já tratado neste blog em http://info.abril.com.br/noticias/rede/legal/direito-do-consumidor/a-ilegalidade-da-empresa-jequiti-cosmeticos/)

Mas conjugue-se a manipulação das buscas com um propósito escondido e o resultado será o obtido por Jacob Shapiro da Universidade de Princetown (NJ): está nas mãos do Google Search a decisão de qualquer eleição.

Manipulando o algoritmo de resultados, o mecanismo consegue enviesar em até 20% chegando a 80% a opinião de eleitores indecisos.

Isso acontece por dois motivos. O primeiro: somos preguiçosos. O segundo: nosso cérebro funciona de jeito que não entendemos ou não estamos conscientes.

Uma pesquisa feita nos EUA analisou 300 milhões de cliques feitos a partir de pesquisas feitas nos mecanismos de busca e concluiu que quase 92% deles eram feitos nos resultados que apareciam na primeira página de resultados.

A pesquisa mostra que as opiniões das pessoas sofrem a mesma influência. Se as páginas iniciais apontam para um resultado específico, vai se formando uma imagem no subconsciente de cada um de nós sem que percebamos.

Assim, é possível dizer com segurança que se termos eleitorais específicos pesquisados resultarem em determinadas respostas, o mecanismo é capaz de enviesar o pensamento e a opinião do eleitor.

Se pesquisado, por exemplo, “político honesto”, a resposta que aparecer for de um candidato específico, o eleitor tende a ficar com a impressão de que aquele termo pesquisado interativamente representa a realidade e forma um juízo de valor.

Por esse motivo, na última eleição presidencial aqui no Brasil, foram criados milhares de sites por parte de um dos candidatos para tentar difamar o outro candidato e forçar resultados de pesquisa do Google a seu favor.

Escritórios de advocacia foram contratados às pressas para retirar o máximo possível desses sites do ar, para impedir o assustador efeito gerado no indivíduo a partir dos mecanismos de pesquisa.

Mas agora se descobriu que o próprio mecanismo, ajustado, pode determinar, a partir de seu algoritmo, quem será beneficiado.

Isso coloca o site (localizado nos EUA), numa situação de extremo poder, possivelmente à mercê de interesses econômicos capazes de pagar por um ou outro voto.

Mais do que isso, como a pesquisa foi feita também na Índia com altíssimo índice de manipulação, é possível dizer que a soberania norte americana tem uma ferramenta de determinação de gestões internacionais e pode impor sua vontade, mesmo em outros países.

Um interessante modo de governança mundial, mas que entrega à uma empresa privada uma quantidade de poder tão grande, que provavelmente seja hora de criar regras administrativas para impedir que isso seja usado para o mal.

Mas o que seria o “mal”? Se você procurar no Google e houver algum interesse por trás, é possível que os resultados digam que o mal seja o DuckDuckGo, um mecanismo de buscas que respeita a privacidade do usuário e não guarda seu histórico de navegação…

(A pesquisa: http://www.pnas.org/content/112/33/E4512.full)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Latest Images





Latest Images